segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aprendizado Sequencial

                                                   Roteiro
                                       A escola vai à mata
                                  
Aprendizado Seqüencial

Fase 1: Despertar o entusiasmo:Sem entusiasmo você não será capaz de ter uma experiência significativa com a natureza
.1)Chegada: 
Receber o ônibus no estacionamento da recepção, conferir número de crianças, combinar horário com o motorista.
Oferecer banheiro para aqueles que precisarem e os demais seguem para a roda dos acordos com o monitor facilitador.
Aguardar a chegada de todos para começar a explicação!
 Inicio da caminhada :
Contornar o armazém e fazer um diálogo sobre os sentidos. Ex: aproveitar os aromas,cheiros do momento para consolidar a experiência.
2) Roda dos acordos – ao lado do refeitório:
Onde estamos? (localização do grupo)
Como devemos nos comportar?
Acordo com a professora
Acolhida do grupo (Ex: Estamos muito felizes por você estarem aqui. Teremos uma ótima manhã, pode ficar tranqüila que  estamos preparados para recebê-los).

3) Entrada na Mata:
Explicar que a assim como a cidade a floresta faz parte do meio ambiente. Onde os animais moram e de onde tiramos os recursos naturais (verificar se eles sabem o que é recurso natural. Exemplos: madeira para fazer papel, frutas, metais, etc.
Quem mora aqui?
Momento para reforçar o acordo
Caminhada na primeira trilha, parar no “ninho gigante de Cipó” para ressaltar que ali vive algum animal. Podem ser dados outros exemplos como abrigo, esconderijo.

 Fase 2: Concentrar a atenção
A aprendizagem depende de uma atenção concentrada.
  Atividade 2: Sons da Natureza
Estimular o grupo antes do inicio da atividade!
Em círculo com as mãos nos olhos, convidar o grupo para ouvir e contar os sons da natureza. Ex: vento, folhas caindo, aves, insetos, etc. E na seqüência cada um fala sobre o que ouviu fazendo o fechamento.
Ex: importante falar sobre a ação do homem no ambiente, quando ocorrer alguma interferência. Ex: o barulho da fabrica, um avião, moto cerra.
 
Fase 3: Experiência direta
A medida que vamos concentrando nossa atenção, gradualmente nos tornamos mais conscientes daquilo que estamos vendo, ouvindo, tocando, cheirando e recebendo por meio de nossa
intuição.
 4) Sede Floravida – Exposição:
Convidar o grupo para ver as mesas, estimulando o interesse sobre os animais seus rastros, penas, pelos e pegadas. Sempre problematizar o museu e na seqüência em circulo fazer perguntas sobre a paisagem, antes de entrar na trilha de cerrado. Falar sobre  a importância da preservação, pois é uma  floresta rica, mãe dos rios, preparada para enfrentar chuva, fogo, seca e frio, além de ser de ponta cabeça, onde tem mais tronco embaixo da terra, como uma forma de proteção.

  5) Jardim Medicinal – Lago e Quiosque Mil Homens
Ao chegar no jardim medicinal passando pelo Lago: Pra que serve a água? Existe vida sem água? Quais animais vivem na água?
Conduzir o grupo para a Oca “Mil homens”, assim vocês poder falar sobre a moradia dos índios e das plantas medicinais. E quase todas que podem ser usadas como remédio, chás e temperos estão neste jardim, e a partir de agora todos serão grandes pesquisadores. O  monitor irá estabelecer o tempo 10min., distribuir as lupas e pedir que eles caminhem fazendo suas pesquisas. Estabeleçam um sinal de comando para o inicio e término da atividade. Ex: os apitos de pássaros. Circular observando o grupo mas sem interferências.
Usar o urucum quando possível
Como uma forma de estimulá-los o monitor pode perguntar
  Quem usa/ toma Chá em casa? E temperos? (ouvi-los um pouco!)
Durante a pesquisa diga que eles terão que achar:
um chá que usa em casa;
um inseto que mora no jardim medicinal;
uma planta diferente, que nunca viram?
Mostrar as seguintes plantas melissa, boldo, orelha de carneiro, babosa, capuchinha. Não apresentem as plantas de forma sistematizada, e sim sempre perguntando, se alguém gostaria de tocar, cheirar ou experimentar?
Lembre-se a idéia é estimular os sentidos!

  6) Horta:
Trabalhar as cores e as diferenças!
Perguntar: Quem tem horta em casa? Pra que serve? Quem gosta de comer verduras,  legumes e frutas?
Falar que nos alimentos orgânicos, não é usado veneno e o quanto isso é importante para a nossa saúde. Caminhar com calma, mostrando o pomar, as árvores, as flores e os animais que vivem ali e a importância de cada um, pois um ambiente mais equilibrado (biodiversidade) tem menos problemas com pragas. Caminhar pelo pomar se possível.

 
Fase 4: Compartilhar a InspiraçãoA natureza é sempre inspiradora e é nossa mente inquieta que não nos permite percebê-la com mais freqüência.
 Antes do Lanche:
Oferecer novamente banheiro. Lavar as mãos.
Os dois monitores seguem juntos, nunca deixar o final da fila descoberto.
7) Lanche – Importante deixar o ambiente preparado com antecedência!
Na volta do banheiro para o quiosque do lanche, distribua os EVA’s e organizar as crianças em circulo sentados no chão. Coloque o lanche no centro da roda, distribua o suco nas canecas e inicie uma conversa fazendo um resgate de tudo que elas viram, generalizar. Assim todos vão comendo e participando do fechamento. Ao fim do lanche distribuir papel e giz de cera e propor que eles desenhem o que mais gostaram durante o trajeto/ visita. Entregar o questionário para a professora e falar do Blog para todos. Agradecer a vinda do grupo e conduzi-los ao ônibus.

Um comentário:

  1. Boa tarde Débora!

    Nós é que temos muito a agradecer pela sementinha plantada. As crianças aprenderam e voltaram fortalecidas.
    As professoras ficaram encantadas com a proposta apresentada. Parabéns a todos.
    Cordialmente
    Iara
    Fundação Barra Bonita de Ensino

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