segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aprendizado seqüencial

Fase 1: Despertar o entusiasmo
Sem entusiasmo você não será capaz de ter uma experiência significativa com a natureza.

Fase 2: Concentrar a atenção
A aprendizagem depende de uma atenção concentrada.

Fase 3: Experiência direta
A medida que vamos concentrando nossa atenção, gradualmente nos tornamos mais conscientes daquilo que estamos vendo, ouvindo, tocando, cheirando e recebendo por meio de nossa intuição.

Fase 4: Compartilhar a Inspiração
A natureza é sempre inspiradora e é nossa mente inquieta que não nos permite percebê-la com mais freqüência.

Atividade Bingo Natural

Separa-se o grupo em duplas e distribui uma cartela para cada uma. É importante o bingo ser realizado em um lugar bonito e com uma biodiversidade razoável, para que eles aproveitem a cartela para conhecer e apreciar o local. O objetivo não é saber quem termina primeiro a cartela, e sim fazer com que o grupo mantenha uma ligação com o local.
Portanto, o fim da vivência quem diz é o facilitador, que utiliza um apito para dizer quanto o tempo acabou ou, se o tempo for maior, espera algumas duplas terminar a cartela e antes das pessoas dispersarem, apitar e reunir o grupo novamente, para discutir o que cada um marcou na cartela.
É importante também deixar livre quem quer falar a respeito, para não intimidar as pessoas.

Atividade Mapa dos sons

Todos em círculo, este é o começo de uma aventura com a audição, para encontrar o tesouro é preciso que todos fiquem em silêncio e com os olhos fechados.
Quando escutarem alguma coisa sinaliza com os dedos.
O tempo necessário é conforme a quantidade de pessoas e o ambiente, usn 5 minutos é o suficiente para que não canse e não haja conversa.

Após a atividade questione seus alunos com as seguintes perguntas:
- Quantos sons diferentes vocês ouviram?
- Quais os sons que vocês mais gostaram? Por quê?
- Quais os sons que vocês menos gostaram? Por quê?
- Quais os sons que vocês nunca tinham ouvido antes?
- Você sabe o que emitiu esses sons?

A importância desta atividade é a atenção com o ambiente em que estamos, onde trás a concentração dos alunos.

Paulo Guimarães - 2ºC

Visitas especiais no Projeto "A escola vai a mata"

No mês de junho, recebemos visitas especiais no Instituto Floravida.
Foram 175 pessoas que participam do projeto "Passeio com os idosos".
Este projeto é uma parceria com as secretarias de assistência social, saúde, turismo e educação e o Instituto Floravida.
Durante o passeio pela horta orgânica, jardim medicinal e cerrado a equipe do Floravida, no ato de ensinar, aprende e se encanta com a experiência de vida que esses queridos senhores e senhoras revelam através das suas receitas e histórias.