terça-feira, 28 de junho de 2011

Dinâmica Morcego e mariposa

Faz-se um círculo com as crianças, sendo que uma criançadeverá ficar isolada no meio do círculo. Delimita-se este círculo com crianças em roda.
As crianças que estão na roda representam a floresta e as que estão no centro da circunferência representam os morcegos e as mariposas. Passa-se uma venda nos olhos das crianças que representam os morcegos e as mariposas e,a partir do sinal dado pelo coordenador, inicia-se a brincadeira.
O morcego repete quantas vezes quizer a palavra morcego e as mariposas devem repetir em igual número de vezes e, no mesmo tom, a palavra mariposa, conforme o exemplo:

A que esta no papel de morcego diz:
- morcego, morcego

As outras crianças, no papel de mariposa respondem:
- mariposa, mariposa

Orientados pelos sons das respostas das crianças que representam as mariposas, o morcego, de olhos vendados, tenta pegar as crianças que, por sua vez, tentam fugir do morcego, mas que não podem ir longe, pois se encontram no espaço delimitado pela floresta que grita "floresta" toda vez que é tocada.

Toda criança que for pega deverá sair da roda até restar uma só criança no final da brincadeira e esta, a que restou, deverá ser o morcego na próxima rodada.